quarta-feira, 9 de abril de 2014

[RESENHA] Divergente- Veronica Roth


Nome do livro: Divergente
Autora: Veronica Roth
Editora: Rocco
Páginas :500
Tradução: Lucas Peterson









Sinopse: Numa Chicago futurista, a sociedade se divide em cinco facções – Abnegação, Amizade, Audácia, Franqueza e Erudição – e não pertencer a nenhuma facção é como ser invisível. Beatrice cresceu na Abnegação, mas o teste de aptidão por que passam todos os jovens aos 16 anos, numa grande cerimônia de iniciação que determina a que grupo querem se unir para passar o resto de suas vidas, revela que ela é, na verdade, uma divergente, não respondendo às simulações conforme o previsto.
A jovem deve então decidir entre ficar com sua família ou ser quem ela realmente é.
E acaba fazendo uma escolha que surpreende a todos, inclusive a ela mesma, e que terá desdobramentos sobre sua vida, seu coração e até mesmo sobre a sociedade supostamente ideal em que vive.

Resenha:
Divergente é uma Distopia, narrada em primeira pessoa por Beatrice. Que em uma Chicago futurística a sociedade se divide em facções a Abnegação, Amizade, Audácia, Erudição, Franqueza.
Beatrice faz parte da abnegação e ao fazer 16 anos tem que escolher ficar na mesma facção e ficar com sua família ou trocar de facção e esquecer-los.
Quando ela vai fazer o teste de aptidão, pra identificar para qual facção ela leva mais jeito, os resultados deram inconclusivos, o que significa que ela é uma divergente, e não se encaixa perfeitamente em nenhuma facção, ela deve guardar esse segredo que a pode a por em grande risco caso seja descoberto.
Ao fazer sua escolha, ela surpreende a todos escolhendo a audácia, a facção da coragem onde os membros se vestem com roupas escuras , tem tatuagens e usam piencings e se aventuram pulando de trens em movimentos. Bem diferente da Abnegação a qual ela pertencia que se vestiam com roupas largas e cinzas e as qualidades que prevalecem seja o altruísmo.

_ Eu tenho a teoria de que o altruísmo e a coragem não são tão diferentes assim - Diz ele – Se você passou á vida inteira treinando para se esquecer de si mesmo quando está diante do perigo, isso se torna o seu instinto natural.

Mais durante a iniciação da Audácia os membros descobrem que somente os dez iniciados com melhores resultados se tornarão membros, e os que forem eliminados se tornaram sem facções. Com isso Tris (como passa a ser chamar) se esforça para pertencer a sua nova facção, e ser corajosa.
Ao longo da sua iniciação Tris faz amigos e se aproxima do Quatro que é um dos seus instrutores, e começa a nascer um romance entre eles.
O livro Divergente é envolvente e coberto de ação, porém ele tem tem alguns clichês que ja vimos em outras distopias, mais apesar disso e uma ótima leitura para quem gosta de distopias e livros de aventura e ação.
Eu pequei para ler lo, devido seu grande sucesso, e para ler- lo antes de assistir o filme que será lançado dia 17 de abril nos cinemas, que parece estar bem fiel ao livro.





















O livro é uma trilogia e o segundo livro se chama insurgente.


Comentários
0 Comentários
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...